APARELHOS ORTOPÉDICOS


Os aparelhos de ortopedia maxilar são muito úteis para o tratamento ortodôntico em caso de desarmonia esqueletal, entretanto, a grande dificuldade da ortopedia é a colaboração do paciente. Os aparelhos devem ser usados integralmente, para que se obtenha alterações neuromusculares e ósseas. Este tipo de aparelho atua durante o período de crescimento, inibindo ou estimulando o desenvolvimento das bases ósseas, ou ainda, redirecionando uma tendência de crescimento desfavorável.

Dentre os aparelhos ortopédicos mais comumente usados em nossas clínicas, poderemos citar:

 

PLACA DE AVANÇO DA MANDÍBULA:

Estimula o crescimento mandibular, devendo ser usado integralmente em um período mínimo de 18 meses, atuando durante a fase de crescimento.

APARELHO EXTRA BUCAL:

* Mantem os molares em posição (ancoragem).
* Inibe o crescimento maxilar.
* Movimenta os molares para trás (distalização).

É a soma das horas usadas durante o dia e a noite que faz o efeito deste aparelho, devendo ser instalado de maneira correta, orientado pelo profissional.
É normal a sensação de pressão e discreta mobilidade nos dentes em que o aparelho se apóia, em decorrência da ação contínua do uso do aparelho.


DICAS PARA PACIENTES QUE USAM APARELHO ORTOPÉDICO OU ORTODÔNTICO REMOVÍVEL:

* É muito comum o gosto de resina (plástico) encontrado no aparelho novo; isso irá desaparecer com o próprio uso do aparelho.

* Normalmente nos primeiros 2 ou 3 dias após a colocação do aparelho, o paciente ainda se sentirá com um pouco de dificuldade para conversar. Um bom exercício para acostumar mais rápido com a placa é a leitura em voz alta. O excesso de saliva também é muito comum nesta fase.

* Usar o aparelho na quantidade de horas especificadas pelo Ortodontista.

* Não guardar o aparelho solto em bolsas, mochilas, embrulhado em guardanapos; sempre deixá-lo guardado na caixinha dada pelo Ortodontista no dia da instalação. Deve-se remover o aparelho da boca durante a prática de esportes ou em situações que possam gerar riscos para o paciente.

* Retirar o aparelho da boca na hora de alimentar-se e ingerir líquidos como sucos, refrigerantes. Ë permitido beber água com o aparelho; a escovação do aparelho e dos dentes deve ser muito rigorosa.

* Para evitar o mau cheiro do aparelho, deve-se colocá-lo depois de escovado, em meio copo de água com uma colher de sopa de água oxigenada 10 volumes ou uma colher de sobremesa de bicarbonato, deixando-o na solução por 30 minutos, 3 vezes por semana.Nunca colocar o aparelho em água fervendo, pois irá deformá-lo.